FANDOM

Os antagonistas, ou simplesmente inimigos, são o oposto do protagonista dos jogos da série Grand Theft Auto. O antagonista de um GTA é geralmente uma pessoa que traiu ou atingiu o protagonista em um nível pessoal e social, e passa o jogo se movendo contra o protagonista de várias maneiras. Nesta lista, o principal antagonista é listado primeiro para cada jogo.

Descrição dos antagonistasEditar

Nos jogos de GTA, o principal antagonista é por vezes introduzido no início do jogo (Como Frank Tenpenny), muitas vezes como um aliado ou amigo (Catalina, Sonny Forelli). Às vezes, o antagonista é a principal razão pela qual o protagonista visita a área em que o jogo está inserido (E a razão pela qual o jogo acontece; um exemplo perfeito disso é Darko Brevic). Na maioria dos jogos, o antagonista geralmente finge uma relação de amizade ou de negócios com o protagonista e acaba revelando suas verdadeiras intenções os traindo mais tarde, tornando-se seu principal inimigo (Lance Vance, Big Smoke e Dimitri Rascalov). Isso geralmente ocorre quando ele abruptamente abre fogo contra o protagonista. O personagem principal sempre persegue e elimina o antagonista principal eventualmente, geralmente em uma grande batalha no final do jogo.

Existem antagonistas principais e secundários do jogo; o principal antagonista é geralmente aquele que causa mais drama à história e em última instância, comete os crimes que causam mais raiva emocional no protagonista. Antagonistas secundários são personagens que acabam jogando muito o mesmo papel, mas em menor grau. Muitas vezes, os antagonistas secundários e primários têm algum tipo de afiliação uns com os outros (Sonny Forelli e Lance Vance, Frank Tenpenny e Big Smoke, Devin Weston e Steve Haines).

Antagonistas geralmente têm uma gangue atrás deles para proteção. O protagonista lutará contra o grupo do antagonista e às vezes assumirá sua gangue. Em todos os jogos GTA, o principal antagonista morre (Em todos os casos exceto um pela mão do protagonista) e às vezes é acompanhado pelo antagonista secundário no final do jogo em uma batalha final, que encerra o enredo principal.

Lista de antagonistasEditar

Under Construction Este artigo ou seção está em construção. Under Construction

Grand Theft Auto IIIEditar

Catalina Catalina é o principal antagonista do Grand Theft Auto III. Ela é a segunda no comando do cartel colombiano. Ela traiu o namorado de longa data Claude depois de roubar um banco em Liberty City, atirando em seu peito. Mais tarde, ela chegou a um acordo com o líder da gangue rival Salvatore Leone da Família Leone para matar Claude e depois envia esquadrões de ataque atrás dele. Ela mata a líder da Yakuza, Asuka Kasen, e seu ex-braço direito Miguel e sequestra Maria Latore, resultando em um confronto final, que termina com Claude destruindo o helicóptero que ela estava com um lançador de foguetes.
Missões: Introdução, Cutting the Grass, Grand Theft Aero, Kingdom Come, Ransom, The Exchange (assassinada)
Miguel-GTAIII

Miguel
Miguel, o braço direito do Cartel Colombiano, traiu Claude ao lado de Catalina durante um assalto a banco em Liberty City. Ele continua a trabalhar ao lado de Catalina até ser sequestrado pela líder da Yakuza, Asuka Kasen, acreditando que o Cartel matou seu irmão kenji, começa a torturá-lo. Miguel revela um número de operações do Cartel para Asuka, com Claude agindo contra eles, até que ele e Asuka são mortos por Catalina em uma tentativa de parar Claude.
Missões: Introdução, Cutting the Grass, Grand Theft Aero, Bait, Espresso-2-Go!, S.A.M., Ransom (Morto durante)
SalvatoreLeone-GTAIII

Salvatore Leone
Salvatore Leone, Don da Família Leone, conhece Claude quando ele leva Luigi Goterelli, o caporegime Toni Cipriani e o filho do Don Joey para sua casa para uma reunião. Maria Latore, sua esposa, diz a Salvatore que ela está com um relacionamento com Claude, em uma tentativa de irritá-lo, resultando em Salvatore tentar matar Claude com um carro-bomba depois de chegar a um acordo com o líder da gangue rival Catalina do Cartel Colombiano. Maria informa Claude da armadilha, que escapa para Staunton Island com Maria e a co-líder Yakuza, Asuka Kasen, mais tarde retornando a Portland Island para matar Salvatore.
Missões: Salvatore's Called A Meeting, Chaperone, Cutting the Grass, Bomb Da Base: Act I, Last Requests, Sayonara Salvatore (Morto)

Grand Theft Auto: Vice CityEditar

Sonny Forelli
Sonny Forelli é o principal antagonista do Grand Theft Auto: Vice City. Um velho amigo de Tommy Vercetti, Sonny é o Don da família Forelli, e presumivelmente era amigo de Tommy antes de 1971, quando ele o enviou para Harwood "para matar um homem", que infelizmente se transformou em uma emboscada. Tommy sobreviveu matando onze pessoas, mas depois foi preso, apelidado de "Harwood Butcher", e foi libertado em 1986, quando Sonny puxou as cordas para ele. Sonny entrou em contato com Ken Rosenberg, um advogado em Vice City para ajudar a facilitar um negócio de drogas lá, e enviou Tommy, Harry e Lee para Vice City para que eles pudessem negociar com Victor Vance e Lance Vance, o que permitiria estabelecer uma posição no comércio de drogas. Infelizmente, o acordo é uma emboscada, resultando na morte de Harry, Lee e Victor Vance, e a perda tanto da cocaína quanto do dinheiro. Mais tarde, Sonny liga para Tommy inúmeras vezes para lembrá-lo de suas obrigações para com ele e a família, antes de enviar os colecionadores para os negócios de Tommy. Depois que Tommy os mata, no entanto, ele faz uma visita a Tommy em sua mansão, antes de revelar que fechou um acordo com Lance Vance, que o informou do plano de Tommy para enganá-lo com dinheiro falso, embora os dois sejam mortos durante um tiroteio em Mansão do Tommy. A morte de Sonny enfraqueceu severamente a família Forelli.
Missões: Introdução, An Old Friend, Keep Your Friends Close... (Morto)

Lance Vance
Lance Vance, co-líder da Vance Crime Family, é um traficante de drogas que participou de um acordo fracassado de drogas com a Família Forelli, incluindo Tommy Vercetti. Depois de testemunhar a morte de seu irmão, ele começa a trabalhar com Tommy para rastrear o responsável. Os dois mais tarde descobrem que ele é o barão da droga da cidade, Ricardo Diaz e, depois de trabalhar brevemente para eles, eles o matam e assumem o controle de seus bens. Lance, no entanto, mais tarde começa a se sentir negligenciado por Tommy e faz uma aliança com a família Forelli, embora os dois sejam mortos mais tarde por Tommy em sua mansão.
Missões: Introdução, Back Alley Brawl, Guardian Angels, Phnom Penh '86, Supply & Demand, Death Row, Rub Out, Shakedown, Bar Brawl, Cop Land, Hit the Courier, Keep Your Friends Close... (Morto)
RicardoDiaz-GTAVC

Ricardo Diaz
Ricardo Diaz, o líder do Cartel Diaz e o barão da droga de Vice City, usa suas conexões com González para emboscar um acordo de drogas entre a Família Forelli e a Vance Crime Family. Mais tarde, por recomendação do amigo Juan Cortez, ele contrata Tommy Vercetti e Lance Vance, vítimas do acordo emboscado. Os dois trabalham para Diaz para aprender como administrar seu império criminoso, antes de matá-lo em sua mansão.
Missões: The Party, Guardian Angels, The Chase, Phnom Penh '86, The Fastest Boat, Supply & Demand, Rub Out (Morto)

Grand Theft Auto: San AndreasEditar

FrankTenpenny-GTASA

Frank Tenpenny
Frank Tenpenny, é o principal antagonista do Grand Theft Auto: San Andreas. Ele é o líder da Community Resources Against Street Hoodlums, do Los Santos Police Department, ao lado de Eddie Pulaski e [[[Jimmy Hernandez]]. Ele tenta colocar as gangues de Los Santos umas contra as outras e ajuda os membros dos Ballas e os membros da Grove Street Families: Big Smoke e Ryder em suas tentativas de matar Sweet. Mais tarde, ele leva o irmão de Sweet, Carl Johnson para Angel Pine e segue-o enquanto interfere em San Fierro e Las Venturas. Carl depois encontra-o uma última vez no Big Smoke's Crack Palace depois de matar Smoke, e depois o persegue ao redor de Los Santos, resultando em Tenpenny dirigir seu caminhão de bombeiros de uma ponte para Grove Street, onde ele morre.
Missões: In The Beginning..., Running Dog, Wrong Side of the Tracks, Catalyst, Burning Desire, Gray Imports, The Green Sabre, Badlands, Body Harvest, Snail Trail, Misappropriation, High Noon, End of the Line (Morto)
BigSmoke-GTASA

Big Smoke
Melvin "Big Smoke" Harris era um membro de alto escalão da Grove Street Families e um amigo de Carl Johnson, que após o retorno de Carl a Los Santos, o contratou em várias missões para ajudar as Grove Street Families. Carl, no entanto, não tem conhecimento do envolvimento de Smoke na morte de sua mãe (em uma tentativa de matar seu irmão Sweet), mais tarde descobrindo isso com a ajuda do líder Varrios Los Aztecas, Cesar Vialpando. Smoke depois assume o controle das Grove Street Families depois que Sweet é preso, e depois se alia com os Ballas, Los Santos Vagos, a Máfia Russa e a San Fierro Rifa. Carl, em seu retorno a Los Santos, assume o controle da gangue novamente com Sweet e depois confronta Smoke, matando-o em sua residência.
Missões: Big Smoke, Sweet & Kendl, Tagging up Turf, Cleaning the Hood, Drive-Thru, Nines and AKs, Drive-By, OG Loc, Running Dog, Wrong Side of the Tracks, Just Business, Reuniting the Families, The Green Sabre, End of the Line (Morto)

Ryder
Lance "Ryder" Wilson era um membro da Grove Street Families e um amigo de Carl Johnson que, após o retorno de Carl a Los Santos, o contratou para realizar várias missões para ajudar as Grove Street Families. Carl, no entanto, não tem conhecimento do envolvimento de Ryder na morte de sua mãe (na tentativa de matar seu irmão Sweet), mais tarde descobrindo isso com a ajuda do líder Varrios Los Aztecas, Cesar Vialpando. Ryder depois continua a trabalhar com Big Smoke e se alia com os Ballas e o Loco Syndicate, seus fornecedores de drogas. Mais tarde, ele encontra o membro do Loco Syndicate e o líder do San Fierro Rifa, T-Bone Mendez, no Pier 69, embora Mendez seja morto por Carl e Cesar, com Ryder sendo morto pouco depois em uma perseguição de barco.
Missões: Sweet & Kendl, Ryder, Cleaning the Hood, Drive-Thru, Nines and AKs, Drive-By, Home Invasion, Catalyst, Robbing Uncle Sam, House Party, Reuniting the Families, The Green Sabre, Photo Opportunity, Pier 69 (Morto)
EddiePulaski-GTASA

Eddie Pulaski
Eddie Pulaski é membro da C.R.A.S.H. do Los Santos Police Department e segue as instruções do líder da divisão, Frank Tenpenny. Ele e Tenpenny ajudam os membros Big Smoke e Ryder em sua tentativa de matar o líder Sweet. Ele, Tenpenny e Jimmy Hernandez depois levam o irmão de Sweet Carl para Angel Pine e o seguem através de San Andreas e interferem em sua vida. Carl depois encontra Pulaski depois de recuperar um documento. Pulaski, deixado por Tenpenny para enterrar Hernandez e matar Carl, é mais tarde morto por Carl depois que Hernandez, que não estava morto, tentou subjugar Pulaski, mas foi morto, permitindo que Carl escapasse de um tiro. Carl então o persegue, matando-o.
Missões: In The Beginning..., Running Dog, Wrong Side of the Tracks, Catalyst, Burning Desire, Gray Imports, The Green Sabre, Badlands, Snail Trail, Misappropriation, High Noon (Morto)

Grand Theft Auto AdvanceEditar

Vinnie
Vinnie é o principal antagonista do Grand Theft Auto Advance. Vinnie é um velho amigo e parceiro no crime de Mike, atuando como seu mentor. Vinnie convence Mike a fazer mais alguns trabalhos com ele (principalmente para a Máfia, que pode ser a Família Leone) antes de deixar Liberty City para trás e se aposentar com seus ganhos ilícitos. Infelizmente, o plano deles é interrompido quando Vinnie é morto em uma 'explosão misteriosa'. Mike então começa a trabalhar para vários criminosos em toda a cidade para descobrir a identidade do assassino de Vinnie, mas depois descobre que Vinnie havia forjado sua própria morte para escapar com todo o dinheiro que eles coletaram, alegando que ele estava ficando velho demais e percebendo que Mike estava lealdade a ele. Mike, irritado com a traição de Vinnie e os assassinatos dos amigos Jonnie e do líder do cartel colombiano Cisco em suas mãos, o mata (apesar da insistência de Vinnie de que todos os criminosos da cidade o matarão por seu dinheiro).
Missões: Jump Start, Dirty Laundry, Hot Wheels, Ill-Gotten, Payback, Fake IDs, Getaway, Truth Revealed (Morto)
KingCourtney-GTAA

King Courtney
King Courtney, o líder da gangue Uptown Yardies, conhece Mike pela primeira vez depois de Mike persegui-lo após o assassinato do amigo Jonnie, acreditando que Courtney seria o culpado. Courtney, no entanto, convence Mike de que Cisco, líder do Cartel colombiano, foi o homem responsável e contrata Mike para ficar contra o Cartel e depois para matar a Cisco. Mike, no entanto, decide trabalhar para o Cisco, percebendo que King Courtney o enganou. Depois da morte de Vinnie nas mãos de Mike, Mike confronta Courtney novamente em seu complexo, exterminando seus guardas e quase o matando, percebendo que King tentará matá-lo pelo dinheiro de Vinnie. Mike, no entanto, não mata Courtney e depois foge da cidade.
Missões: Race to Run, Latin Coffee, The Big Score, Fine Dining, Assault Joint (Derrotado)

Grand Theft Auto: Liberty City StoriesEditar

Massimo Torini
Massimo Torini é o principal antagonista do Grand Theft Auto: Liberty City Stories. Um membro de alto escalão da Máfia Siciliana no "Old Country" liderado por Uncle Leone, Massimo voa para Liberty City para "trazer a paz" entre a Família Leone, a Família Forelli e a Família Sindacco. Torini, no entanto, é enviado com instruções secretas para formar alianças com as Liberty City Triads e os Diablos, ajudando-os a assumir o território de Portland Island, a fim de enfraquecer o submundo do crime na cidade antes que os homens do "Old Country" chegassem para tomar controle. Enquanto a Família Sindacco é expulsa completamente e a Família Forelli está severamente enfraquecida, a Família Leone e o Don Salvatore Leone permanecem através do trabalho de Toni Cipriani e, após o colapso do julgamento de Salvatore, Torini sequestra o prefeito da cidade, Miles O'Donovan, para coagi-lo a enviar Salvatore Leone para a cadeia. Salvatore e Toni perseguem Torini pela cidade em um barco e depois o encurralam em Portland Rock, matando-o e resgatando O'Donovan.
Missões: Calm Before the Storm, The Sicilian Gambit (Morto)

Paulie Sindacco
Paul "Paulie" Sindacco é um antagonista e o Don da Família Sindacco em Liberty City. Um parente (possivelmente filho) do falecido membro do Sindacco, Johnny Sindacco, cuja família capitalizou a morte de Sonny Forelli para ganhar posição no submundo de Liberty City. Seu apelido "O Invisível Don" deriva do fato de que raramente o vê fora da família devido a estar em movimento entre Liberty City e Las Venturas no dia-a-dia. Os Sindaccos canalizaram dinheiro de seus cassinos em Las Venturas para continuar sua conquista das famílias Leone e Forelli em Portland e Staunton Island. No entanto, um de seus homens, Joseph Daniel O'Toole, trabalhou com Toni Cipriani para sabotar suas operações, e Paulie foi morto quando Toni atirou em seu barco em uma tentativa de fugir de Liberty City.
Missões: Taking the Peace, Dead Reckoning (Morto)
VincenzoCilli-GTALCS

Vincenzo Cilli
Vincenzo Cilli era um membro de alto escalão da Família Leone e um associado de Toni Cipriani que após o retorno de Toni à Liberty City, foi promovido ao posto de caporegime. Salvatore atribui Toni à equipe de Vincenzo, que o emprega para fazer inicialmente tarefas domésticas. Vincenzo, no entanto, mais tarde, Toni dirige um Banshee cheio de drogas para longe de uma emboscada da polícia, embora Toni destrua o carro em retaliação e termine sua associação com Vincenzo. Depois que Toni ganhou um favor considerável com Salvatore, Vincenzo depois liga para Toni e convence-o a encontrá-lo no casco de um cargueiro ancorado em Atlantic Quays, afirmando que Salvatore quer que ambos "cresçam". Toni, no entanto, anda em uma emboscada, mas consegue matar os seguidores de Cilli. ele que se sentia como se Toni, uma estrela em ascensão na família, estivesse ofuscando-o.
Missões: Home Sweet Home, Slacker, Dealing Revenge, Snuff, Smash and Grab, Hot Wheels, e The Portland Chainsaw Masquerade (Morto)

Grand Theft Auto: Vice City StoriesEditar

Jerry Martinez
Jerry Martinez é o principal antagonista de Grand Theft Auto: Vice City Stories. Ele era um sargento do exército, que conheceu Victor Vance em seu escritório em sua chegada a Vice City, e convenceu-o a se envolver no submundo do crime para ganhar mais dinheiro para financiar a medicação de asma para seu irmão Pete. Martinez, no entanto, rapidamente chama a atenção para as drogas (que Vic mantinha sob as ordens de Martinez) nas posses de Vic, pedindo também que ele contratasse uma prostituta, resultando na sua expulsão do exército pelo sargento Peppah. Martinez continua a provocar Victor e até tenta matá-lo. Victor conspira com seu outro irmão, Lance, para roubar o carregamento de drogas de Martinez, que depois passa a pertencer a Armando e Diego Mendez, resultando na entrada de Martinez na proteção policial. Mais tarde, ele decide revidar e sequestra Louise Cassidy-Williams, o interesse amoroso de Victor, e bate selvagemente nela. Mais tarde, ele encontra Victor mais uma vez no topo do Complexo Mendez em Downtown, Vice City. Martinez e Diego Mendez, no entanto, são mortos por Victor.
Missões: Soldier, Cleaning House, Conduct Unbecoming, Truck Stop, Marked Men, From Zero to Hero, The Mugshot Longshot, Where it Hurts Most, Last Stand (morto)