FANDOM

Grand Theft Auto III ou (GTA III) é o quinto jogo da série Grand Theft Auto, lançado em 2001 pela Rockstar Games para Playstation 2, mais tarde lançado para o PC e o Xbox. Foi o primeiro título da série para o PS2 e hoje é um dos mais conhecidos do PS2. Tanto que a todos os jogos posteriores a ele fazer parte da mesma série (O GTA III iniciou a Era 3D). Ou seja, já inspirou mais quatro jogos da mesma série. (Grand Theft Auto: Vice City, Grand Theft Auto: San Andreas, Grand Theft Auto: Liberty City Stories e Grand Theft Auto: Vice City Stories), todos grandes sucessos da série no PlayStation 2.

História

O protagonista é Claude, um homem aparentemente mudo que sempre ganhou sua vida como um exímio piloto de carros e atirador, combinação que se considerarmos os jogos da série, compõe o que chamamos de "Criminoso Perfeito". Porém, sempre viveu sozinho, até conhecer em San Fierro, no estado de San Andreas, Catalina, uma latina perigosa, que sempre quis ganhar dinheiro fácil. Após uma vida em San Fierro, eles decidem sair da costa oeste e ir rumo a leste, em busca e aventuras fáceis.

Liberty City é um lugar perigoso. Sempre foi tumultuada, e é neste ponto que Claude é retirado da equação, ele é traído em Liberty City por Catalina e seu amante Miguel, líder do Cartel Colombiano, que o alveja em um assalto a banco. Porém, ele sobrevive e consegue fugir da cadeia por pura sorte.

Graças a um cara chamado 8-Ball, ele consegue estabilizar o que sobrou de sua vida e vai tentar a vida trabalhando para a Máfia Italiana. E é assim que ele cresce na cidade: trabalhando para as poderosas Máfias e fazendo inimigos nos guetos das ilhas de Liberty City, buscando apenas a vingança contra Catalina e os Colombianos.

Liberty City

Mapa de GTA 3

Mapa de GTA III.

A cidade de Grand theft Auto III é Liberty City, a primeira grande cidade 3D virtual concebida para um jogo. Ela é uma cidade inspirada em Nova Iorque na costa leste dos EUA.

Ilhas

Livro

Gta-3-20011

Claude.

O site cogumelando.com.br já conhecido por transformar em blog-livros diversos jogos eletrônicos, fez uma história inteiramente baseada em Grand Theft Auto III. O livro conta todos os acontecimentos e missões que Claude enfrenta de maneira real, sem ser propriamente no modelo de jogo. A história é contada desde quando Claude é traído por Catalina, até realizar sua vingança trabalhando para a máfia italiana, japonesa contra o Cartel Colombiano. A inspiração foi extraída de Mario Puzo, e mantém um clima de crime e máfia.

Controvérsias

Em 20 de outubro de 2003, as famílias de Aaron Hamel e Bede Kimberly, dois jovens mortos pelos adolescentes William e Buckner Josh (Que, em declarações aos investigadores afirmaram que suas ações eram inspirados por GTA III) apresentou uma ação de $246.000.000,00 contra os editores da Rockstar Games e Take-Two Interactive Software, a varejista Wal-Mart e a fabricante do PlayStation 2, Sony Computer Entertainment America. Rockstar ea sua empresa-mãe, a Take-Two, pediu demissão do processo, declarando em Corte Distrital dos EUA em 29 de outubro de 2003 que "as idéias e conceitos, bem como a" suposta efeitos psicológicos sobre as Buckners estão protegidos pela cláusula constitucional à liberdade de expressão. " O advogado das vítimas, Jack Thompson, negou que e está a tentar mover o processo em um tribunal estadual e sob a proteção do consumidor Tennessee agir. O caso, porém, foi indeferido devido à ausência do réu de conhecimento sobre armas de fogo.

Curiosidades

  • GTA III e o GTA II são os únicos que não possui motos.
    • Um usuário de um fórum descobriu no .exe do jogo uma tentativa falha da Rockstar na criação da física das motos.

Trailers

Game Boy Advance

O GTA III teria uma versão para o video game da Nintendo, Game Boy Advance, que seria desenvolvido pela Destination Software. Só que, por motivos desconhecidos, foi cancelado. Alguns fãs da serie acham que esse seria o que foi, futuramente, o Grand Theft Auto Advance.

Galeria

10° Aniversário

GTA-3-Claude-Action-Figure-01

Kit Ação 10 anos de GTA.

Em 2011, o GTA III, completou 10 anos, e a Rockstar Games lançou um trailer dos 10 anos do jogo além de disponibiliza-lo para Iphone, iPad e Android. Quem adquirisse o jogo ganharia um kit especial que continha um boneco de Claude, com roupas e armas usadas no jogo.

Trailer

Navegação

Grand Theft Auto III
Informação Personagens (Claude) - Veículos - Gangues - Rádios - Armas - Missões - Lugares - Easter Eggs - Códigos
Lugares Liberty City - Portland - Staunton Island - Shoreside Vale - Propriedades
Outros 100% - Missões secundarias - Minijogos - Policia
Colecionáveis Colecionáveis - 100 objetos ocultos - 20 rampages - 20 saltos únicos
Categorias Personagens - Veículos - Rádios - Missões - Lugares - Easter Eggs

Também no FANDOM

Wiki aleatória