Assim como seu antecessor, Grand Theft Auto IV, Grand Theft Auto V vem com um modo multiplayer, no caso, chamado de Grand Theft Auto Online.

Grand Theft Auto Online foi lançado nas primeiras plataformas do dia 1° de outubro de 2013 para PS3 e XBOX 360, 14 dias depois se ser lançado o jogo base, mais tarde foi lançado também para PS4 e XONE no dia 11 de novembro de 2014 e finalmente na plataforma PC no dia 14 de abril de 2015.

Embora GTA Online requeira que o jogador tenha GTA V para poder ser executado, o titulo é considerado pela Rockstar Games e por muitos jogadores como um titulo autônomo e é tratado como tal.

Na versão PC, o GTA Online vem acompanhado de uma nova ferramenta chamada Rockstar Editor onde é acessível a qualquer momento do jogo a partir do menu de pausa, nele é possível criar vídeos cinematográficos utilizando todos os elementos presentes no jogo, além de poder compartilhar com os amigos na internet.

DescriçãoEditar

GTA Online é constituído basicamente de diversas sessões de 16 jogadores no caso do PS3 e XBOX 360, mas foi expandido para 30 jogadores e mais 02 lugares para telespectadores na versão PC, PS4 e XBOX ONE. em GTA Online o jogador pode explorar o mapa de San Andreas livremente, além de poder poder fazer diversas atividades que existiam em GTA V como roubar carros, ser perseguido pela policia, atacar gangues locais, e também a habilidade de assaltar estabelecimentos.

Além disso, é possível comprar imóveis pela cidade como casas, apartamentos e garagens, carros também são possíveis de se comprar pela internet, os sites de compra de carros em GTA Online vem com automóveis exclusivos como o Khamelion e o Kuruma por exemplo. O jogador também pode personalizar seu protagonista levando-o até o cabeleleiro para escolher diversos corte de cabelo e de barba diferentes, além de poder visitar salões de tatuagem e lojas de roupas, com peças exclusivas somente presentes no modo online.

Introdução ao jogo e TutorialEditar

Quando o jogador seleciona jogar o GTA Online em GTA V depois de completar a missão do Prólogo, ele entrará na sala de criação de seu personagem, no caso desta sala, ela está ambientada em uma delegacia onde o protagonista estará segurando uma placa com seu nome. Entre as personalizações iniciais estão a seleção de pais e mães, nesta seleção haverá diversos personagens diferentes que serão seus pais, dependendo da seleção que estiver ativa o rosto do personagem irá mudar conforme mude os pais. Depois desta tela o jogador poderá entrar na personalização avançada.

Depois de ter criado o personagem uma cutscene de introdução aparecerá mostrando algumas das atividades disponíveis no jogo enquanto a câmera foca em um avião pousando no Aeroporto Internacional de Los Santos onde o protagonista estará, ao pousar o jogador será recebido por Lamar Davis, pessoa que o convidou para Los Santos, mais tarde, Lamar o convidará para corridas e para enfrentar gangues, depois disso, o jogador fica livre para explorar todo o mapa e tudo que ele tem a oferecer.

Modos de JogoEditar

É possível também que o jogador participe de diversos trabalhos diferentes conhecidos como "Serviços", que são uma espécie de missões com objetivos únicos que podem ser jogados com outros players, para entrar em um trabalho é só ir até o local do mapa aonde se inicia a atividade. Entre estes trabalhos estão:
GTA Online enhanced Map.png

Mapa de Los santos no modo online, observe a quantidade de icones azuis que representam as atividades disponíveis no jogo.

  • Corridas;
  • Mata-Mata;
  • Sobrevivência;
  • Paraquedismo;
  • Quedas de Braço;
  • Partidas de Tênis;
  • Partidas de Golfe;
  • Pára-quedismo;
  • Golpes;
  • Tiro de Meta

A partir do momento que o jogador escolhe um trabalho, ele é levado a sala de espera onde se reunirá com outros players para inicar a atividade, a capacidade máxima varia de 2 players a até 16.

CuriosidadesEditar

  • Quando o jogador está no avião, chegando em Los Santos durante a introdução, personagens de outros jogadores podem ser vistos no plano também.
  • Animais terrestres não aparecem no GTA Online, apenas criaturas do mar e pássaros.
  • Embora GTA Online ocorre antes dos acontecimentos de GTA V, algumas páginas da Internet mencionam eventos que acontecem durante a história, como o final de Fame or Shame que pode ser visto na TV. Criando hipóteses que GTA Online se passa antes e durante a Campanha Principal.

ReferênciaEditar

Também no FANDOM