Assim como seu antecessor, Grand Theft Auto IV, Grand Theft Auto V vem com um modo multiplayer, no caso, chamado de Grand Theft Auto Online.

Grand Theft Auto Online foi lançado nas primeiras plataformas do dia 1° de outubro de 2013 para PS3 e XBOX 360, 14 dias depois se ser lançado o jogo base, mais tarde foi lançado também para PS4 e XONE no dia 11 de novembro de 2014 e finalmente na plataforma PC no dia 14 de abril de 2015.

Embora GTA Online requeira que o jogador tenha GTA V para poder ser executado, o titulo é considerado pela Rockstar Games e por muitos jogadores como um titulo autônomo e é tratado como tal.

Na versão PC, o GTA Online vem acompanhado de uma nova ferramenta chamada Rockstar Editor onde é acessível a qualquer momento do jogo a partir do menu de pausa, nele é possível criar vídeos cinematográficos utilizando todos os elementos presentes no jogo, além de poder compartilhar com os amigos na internet.

Descrição

GTA Online é constituído basicamente de diversas sessões de 16 jogadores no caso do PS3 e Xbox 360, mas foi expandido para 30 jogadores e mais 02 lugares para telespectadores na versão PC, PS4 e Xbox One. em GTA Online o jogador pode explorar o mapa de San Andreas livremente, além de poder poder fazer diversas atividades que existiam em GTA V como roubar carros, ser perseguido pela policia, atacar gangues locais, e também a habilidade de assaltar estabelecimentos.

Além disso, é possível comprar imóveis pela cidade como casas, apartamentos e garagens, carros também são possíveis de se comprar pela internet, os sites de compra de carros em GTA Online vem com automóveis exclusivos como o Khamelion e o Kuruma por exemplo. O jogador também pode personalizar seu protagonista levando-o até o cabeleireiro para escolher diversos corte de cabelo e de barba diferentes, além de poder visitar salões de tatuagem e lojas de roupas, com peças exclusivas somente presentes no modo online.

Introdução ao jogo

Quando o jogador seleciona jogar o GTA Online em GTA V depois de completar a missão do Prólogo, ele entrará na sala de criação de seu personagem, no caso desta sala, ela está ambientada em uma delegacia onde o protagonista estará segurando uma placa com seu nome. Entre as personalizações iniciais estão a seleção de pais e mães, nesta seleção haverá diversos personagens diferentes que serão seus pais, dependendo da seleção que estiver ativa o rosto do personagem irá mudar conforme mude os pais. Depois desta tela o jogador poderá entrar na personalização avançada.

Depois de ter criado o personagem uma cutscene de introdução aparecerá mostrando algumas das atividades disponíveis no jogo enquanto a câmera foca em um avião pousando no Aeroporto Internacional de Los Santos onde o protagonista estará, ao pousar o jogador será recebido por Lamar Davis, pessoa que o convidou para Los Santos, mais tarde, Lamar o convidará para corridas e para enfrentar gangues, depois disso, o jogador fica livre para explorar todo o mapa e tudo que ele tem a oferecer.

Geral

Completando praticamente qualquer atividade no GTA Online, ele recompensará os jogadores com GTA$, usado para compras no jogo e pontos de reputação (RP). À medida que os jogadores ganham RP e aumentam a classificação, novos itens, como armas, estilos de cabelo, roupas e modificação de veículos, serão desbloqueados para compra, enquanto novas missões e serviços, como o Paraquedismo, estarão disponíveis para jogar. Algumas missões podem, no entanto, não recompensar o jogador com algum dinheiro se forem jogados em modo solo, particularmente atividades esportivas no GTA V Online. Muitas missões de alto nível oferecem recompensas monetárias e RP muito maiores do que missões de baixa classificação. Nas classificações mais elevadas, as habilidades de jogabilidade adicionais também estarão disponíveis através de contatos no celular do jogador, como pedir a Lester que remova o nível de procurado, coloque uma recompensa pela cabeça de outros jogadores ou ligue para Merryweather para realizar um ataque aéreo.

Quando o jogador morre na GTA Online pela primeira vez, Cris Formage aparece em uma visão dizendo ao jogador que ele está revivendo. Ele continua e explica sobre a funcionalidade do Modo Passivo, e o prazer que ele tem de assistir as pessoas sem o seu conhecimento. Ele aparece apenas uma vez, a primeira vez que o jogador morre.

Os serviços no GTA Online podem ser acessados ​​do mundo aberto, sob a forma de um marcador azul para o qual o jogador simplesmente entra para ativar o serviço correspondente ou selecionado através de uma lista no menu de pausa. Os serviços têm um número específico de possíveis jogadores, muitas vezes com a opção de jogar sozinho em serviços menores. Os jogadores podem ser o Host dos próprios serviços ou optam por se juntar a um serviço já em andamento.

Quando um serviço é iniciado, uma tela aparecerá com várias opções, dependendo se o jogador iniciou o serviço ou juntou-se de um convite. Antes de quase qualquer serviço, os jogadores podem apostar em si mesmos ou em outros jogadores, a fim de obter maiores pagamentos no final. Há opções de estação de rádio para escutar, compra de munição e colete, armamento, hora do dia e dificuldade (com o pagamento correspondente nível de dificuldade). No final de cada serviço, depois de ganhar pontos ou dinheiro, o jogador tem a opção de continuar jogando com os mesmos jogadores e/ou tem a oportunidade de votar em qual trabalho completar em seguida com essa equipe, ou para retornar ao modo livre, deixando a equipe atual de jogadores.

Atividades e Cronologia

Embora várias atividades da GTA V estejam disponíveis online, como comprar roupas e etc., existem inúmeras diferenças na mecânica da jogabilidade envolvida. Por exemplo, a polícia nunca tentará prender o jogador Online, em vez disso, atirará para matar mesmo com uma estrela de procurado. A gravidade dos níveis de procurado muda de acordo com as ações dos jogadores, com um nível de três estrelas automaticamente se você matar um policial ou um nível de quatro estrelas se invadir o Fort Zancudo por exemplo, onde tanques e aviões de combate aparecerão.

Muitos dos personagens apresentados no GTA V reaparecem como chefes do protagonista, com a notável exceção do Michael e do Franklin (embora Trevor apareça em tal papel). Vários outros personagens chefes são únicamentes do Online, como Gerald ou o Agente 14 por exemplo. Cronologicamente, o GTA Online foi originalmente definido para se passar antes dos eventos do modo história; Por exemplo, Martin Madrazo é encontrado frequentemente em sua casa em Vinewood Hills, que é destruída no início do GTA V por Michael, enquanto Trevor ainda está apenas em Sandy Shores fazendo seus serviços para a TPI. Além disso, o protagonista do GTA Online é brevemente mencionado por Lester no início da missão O Reconhecimento da Joalheria no GTA V, embora ele os descarte como "imprevisíveis". Esta linha de tempo mudou-se nas edições avançadas com a adição de DLC's subsequentes contendo elementos anacrônicos e eventos de confirmação de diálogo que estavam ocorrendo no presente em 2017.

Outras funcionalidades

Se um jogador fica psicótico no mundo online, eles vão acumular pontos negativos. Quando suficientes desses pontos são acumulados por um curto período de tempo (ou reunidos por períodos mais longos), o jogador será movido para um lobby de jogadores banidos. O jogador também será forçado a usar um chapéu de burro. Esses pontos negativos são reunidos e vinculados a um personagem que destrói veículos pessoais pertencentes a outros jogadores, abandonando serviços/missões no meio, apresentando mal comportamento ou sendo denunciado. Este sistema provou ser um mecânismo polêmico, já que o sistema tem várias falhas quanto a como esses pontos são reunidos, já que o jogo não leva em consideração se os relatórios dos jogadores são ilegítimos ou não, ou se a destruição do veículo de outro jogador foi em Defesa pessoal por exemplo. A partir da atualização 1.22, os jogadores que são inocentemente desconectados de um serviço devido a uma falha no acidente ou no jogo não terão os pontos negativos aplicados. Um equilíbrio justo entre os jogadores é executado através deste sistema. A primeira vez que o jogador entra em um lobby de banidos, o tempo será de 2 dias, depois de 4 dias no máximo 8 dias.

Conteúdo disponível para download

Artigo Principal: Atualizações do GTA Online

A Rockstar opera um programa de atualização contínua para o Grand Theft Auto Online, lançando periodicamente atualizações de conteúdo gratuito que introduzem novos recursos, veículos, armas e modos de jogo no jogo. Várias dessas atualizações, particularmente as atualizações temáticas baseadas em um feriado específico ou uma data significativa, fora as atualizações de tempo limitado que são automaticamente tornadas indisponíveis novamente após o período de atualização ter expirado.

Modos de jogo

É possível também que o jogador participe de diversos trabalhos diferentes conhecidos como "Serviços", que são uma espécie de missões com objetivos únicos que podem ser jogados com outros players, para entrar em um trabalho é só ir até o local do mapa aonde se inicia a atividade. Entre estes trabalhos estão:

GTA Online enhanced Map

Mapa de Los santos no modo online, observe a quantidade de icones azuis que representam as atividades disponíveis no jogo.

A partir do momento que o jogador escolhe um trabalho, ele é levado a sala de espera onde se reunirá com outros jogador para indicar a atividade, a capacidade máxima varia de 2 players a até 16.

Curiosidades

  • Quando o jogador está no avião, chegando em Los Santos durante a introdução, personagens de outros jogadores podem ser vistos no plano também.
  • Animais terrestres não aparecem no GTA Online, apenas criaturas do mar e pássaros.
  • Embora GTA Online ocorre antes dos acontecimentos de GTA V, algumas páginas da Internet mencionam eventos que acontecem durante a história, como o final de Fame or Shame que pode ser visto na TV. Criando hipóteses que GTA Online se passa antes e durante a campanha principal.

Navegação