Wikia

Grand Theft Wiki

Niko Bellic

Discussão2
2 609 pages em
Este wiki
Niko Bellic
Nikobellic
Aparições:Grand Theft Auto IV
The Lost and Damned
The Ballad of Gay Tony
Nome Completo:Niko Bellic
Gênero:Masculino
Data de Nascimento:1978
Local de Nascimento:Yugoslavia
Nacionalidade:Yugoslavo
Familia:Milica Bellic (mãe)
Roman Bellic (Primo)
Mallorie Bardas (prima)
Afiliações:Roman Bellic

Florian Cravic
Elizabeta Torres
Playboy X
Dwayne Forge
Phil Bell
Jon Gravelli
Patrick McReary
Derrick McReary
Gerald McReary
Francis McReary
McReary Family
United Liberty Paper
Brucie Kibbutz
Stevie

Empresas:Roman's Taxi Service
Dublado por:Michael Hollick

Aviso Aviso: Esta seção do artigo pode conter Spoilers.

Niko Bellic (em cirílico: Нико Белић) é o personagem principal de Grand Theft Auto IV. Ele é dublado por Michael Hollick.

Niko é originário da Sérvia, onde no passado cometeu vários crimes, como assassinato e tráfico humano. Foi convencido por seu primo Roman a ir para Liberty City, onde ele dizia estar vivendo o Sonho Americano, com belas mulheres, carros e mansões. Na verdade, eram mentiras fabricadas por Roman para ocultar o fato de que ele possuía apenas uma pequena firma de táxis em Broker (O Brooklyn do GTA IV) e estava cheio de dívidas, precisando da ajuda de Niko para pagá-las.

É dito que ele tem entre 1,80m e 1,90m, 30 anos de idade e é veterano da Guerra da Iugoslávia. Durante o curso da história, Niko está procurando a pessoa que traiu sua antiga unidade do exército durante a guerra, algo que custou a vida de quase todos os seus integrantes.

Biografia

O jogo não revela o seu local de origem, mas de acordo com sua língua mãe e seu passado bélico, deduz-se que ele veio de uma vila na Sérvia, ou é um sérvio nascido em outro lugar. Seu pai era um alcoólatra que abusava dele, do seu irmão (que morreu na guerra) e da sua mãe (que demonstra um sentimento afetivo com o filho e lamenta o fato de seu coração bom ter sido corrompido pela guerra nos e-mails que manda para ele). Niko viu e cometeu diversas atrocidades na guerra.

Em certo ponto da guerra, sua unidade militar (formada por quinze homens) foi atacada em uma emboscada arranjada por um traidor do grupo. Somente três sobreviveram: Niko, o traidor e um terceiro elemento. Na sua busca por vingança, Niko encontra um motivo para ir pra os Estados Unidos (para onde seu primo Roman havia se mudado), onde espera encontrar informações que o ajudem a encontrar o seu ex-companheiro.

Quando a guerra terminou, Niko começou a trabalhar no mundo do crime pela próxima década. Chegou a ser preso, e quando foi liberado, começou a trabalhar para o criminoso russo Ray Bulgarin, contrabandeando pessoas para a Itália. Numa de suas viagens, seu barco foi atacado no Mar Adriático a uma milha da costa. Niko conseguiu escapar nadando, mas perdeu sua "mercadoria", criando assim, na visão de Bulgarin, uma dívida. Niko negou ter alguma culpa no incidente, mas Bulgarin se recusava a aceitar explicações, e foi aí que Niko encontrou outro motivo para juntar-se ao seu primo nos EUA. Embarcou no navio Platypus e foi morar com Roman, que estava pedindo a companhia de Niko há algum tempo, para que pudesse viver com ele uma vida melhor, com uma mansão, carros esporte, dinheiro e mulheres.

Quando Niko chega em Liberty City, começa o enredo principal do jogo.

Características

Niko é mostrado como um homem que leva seus trabalhos à sério. Aprecia objetividade e não costuma demonstrar interesse pelos discursos de seus contratantes (a não ser que sejam seus amigos) e só trabalha se o preço valer a pena. Prefere meios racionais de resolver problemas. Costuma fazer comentários frios e sarcásticos. Apesar disso, possui um temperamento forte e fica nervoso facilmente ao ser traído, falsamente acusado ou simplesmente ao ver seu primo sendo incomodado.

Apesar disso, Niko possui uma personalidade gentil, como pode ser visto quando ele ajuda estranhos nas ruas que lhe pedem ajuda, ou quando protege seu primo Roman quando este se encontra em problemas. Suas parceiras amorosas também comentam sobre sua decência e sua companhia agradável.

Durante o jogo, Niko mostra-se leigo em relação à cultura norte-americana e também incomodado com a ganância de Roman. Sua frieza é reforçada conforme se relaciona com os criminosos em Liberty City.

Papeis em Jogos

Niko é o principal protagonista e personagem jogável de Grand Theft Auto IV, com o jogador após a sua experiência ao chegar e se instalar em Liberty City.

Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned

Niko faz várias aparições, não-jogável no Grand Theft Auto IV pacote de expansão, The Lost and Damned . Niko encontra o protagonista do jogo, Johnny Klebitz, duas vezes durante o jogo muito parecido em sua história principal, juntamente com um cameo na intro do jogo, quando um homem que acidentalmente esbarra em jura para ele, levando-o a jurar de volta para o homem em sua terra natal idioma servo-croata. Niko primeira ajuda Johnny vender alguns de heroína, mas o negócio é uma armação. A segunda vez que encontro é fazer um negócio de diamantes com a máfia judaica, mas Luis Lopez ataques do negócio e Johnny rouba o dinheiro. Niko também foi responsável por muitos dos eventos que proporcionam a história de The Lost and Damned. Entre estes eventos foram o assassinato de Lost membro Jason Michaels, sob as ordens de Mikhail Faustin, que levam para o líder de Lost, Billy Grey, a falsa alegação de que era um ataque dos Angels of Death, provocando a guerra de gangues entre eles. Mais tarde, quando Niko trabalha para Ray Boccino, ele assassina o tesoureiro da Lost, Jim Fitzgerald, depois de Johnny Ray rouba dinheiro durante um comércio de diamantes. Este evento funciona como parte de uma cadeia de eventos que leva à dissolução da The Lost. Niko voz é ouvida mais tarde depois de bugs Johnny Bryce Dawkins Infernus e escuta-lo: desde que o carro foi dado como um dom Niko, Niko pode ser ouvido gritando para a polícia. Mais tarde, ele é visto em várias fases durante os créditos.

Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony

Niko é mostrado na primeira introdução de cometer o assalto, em seguida, fugindo da cena do assalto a banco com Packie e Derrick. Ele é visto mais tarde no Libertonian e uma última vez durante o comércio de diamantes final de Gracie Ancelotti.

Criação do Personagem

Micha

Michael Hollick, a voz de Niko Bellic, ganhou um prêmio da Spike TV

Niko foi dublado por Michael Hollick, que também contribuiu para os trabalhos de captura de movimento do personagem. Michael ganhou cerca de US$100.000,00 por seu trabalho de quinze meses entre 2006 e 2007, sendo o pagamento dividido em cerca de US$1.050,00 por dia, cerca de 50% a mais do que um ator normalmente ganha pela Screen Actor Guild, embora o dublador tenha afirmado que o que ele ganharia era apenas uma fração do que ganharia em um trabalho para um filme ou um seriado. Michael disse também estar preocupado em não ganhar sua parte com a venda dos jogos.

Recepção

O personagem foi bem-recebido pela crítica em geral. GameTrailers afirmou que o personagem é agradável e seu senso de humor o favorece como um personagem apreciável. A IGN afirma que "…os conflitos de Niko com sua natureza cruel nunca inibem a jogabilidade, mas sim realçam a gravidade emocional de uma brilhante história. Quanto mais absurda fica a ação, melhor sentimos o verdadeiro pathos de Niko Bellic…" GameDaily incluiu ele numa lista dos 25 melhores anti-heróis de video games, afirmando que ele tem um coração de ouro debaixo de um exterior hostil. Em outro artigo, eles também listaram o "estrangeiro assustador" como um dos 25 melhores arquétipos de video games, usando Niko como um exemplo.

Galeria

Grand Theft Auto IV Trailer 101:03

Grand Theft Auto IV Trailer 1

Assassinatos

Rede da Wikia

Wiki Aleatória